Câmara de Benedito Leite utiliza tecnologias de informação e comunicação em parceria com o Senado Federal

por adm publicado 12/05/2021 15h20, última modificação 12/05/2021 21h50

A Câmara de Vereadores de Benedito Leite está iniciando o processo de configuração do novo Portal Oficial e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), disponibilizados pelo Programa Interlegis do Senado Federal. Além do Portal Modelo e do SAPL, a Câmara também contará com E-mail Legislativo.

 

Mudanças


Com a parceria com o Interlegis, o portal da Câmara passará a ter um novo endereço, agora com o domínio .leg.br, exclusivo para o poder legislativo, tanto federal como estaduais e municipais. O  site já está sendo configurado e deverá estar em pleno funcionamento em breve. O endereço do site é beneditoleite.ma.leg.br

O SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) é uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo , sem custos financeiros para a Câmara. Entre suas principais funções estão: Elaboração de proposições; Protocolo e tramitação das matérias legislativas; Organização das sessões plenárias; Manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa Diretora, Comissões, Parlamentares, Ordem do dia, Votações, etc.

Sobre o Interlegis

O Interlegis é um programa do Senado Federal, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e existe desde 1997. O objetivo é fortalecer institucionalmente o Poder Legislativo brasileiro, por meio do estímulo à modernização, integração e cooperação, entre as casas legislativas nas esferas federal, estadual, municipal e distrital.


Sem custos para as casas parceiras, o Programa disponibiliza vários produtos e serviços, entre cursos a distância (Saberes), treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, sempre privilegiando o uso de sistemas não proprietários, ou seja, que possam ser gratuitamente customizados e aprimorados pela Comunidade Legislativa.

As ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis possibilitam a criação de portais na internet personalizados para as câmaras municipais e outras instituições conveniadas (Portal Modelo); seu armazenamento no datacenter do Programa (hospedagem); a identificação adequada das casas legislativas nos endereços eletrônicos (domínio .leg.br); além da automação de todo o processo legislativo, inclusive painel de votação (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL).